top of page
    1594663856_c611e7f665f6080f015db9cc186129be.175400.jpeg

     DENTES DO SISO 

     

    Os dentes do siso são os últimos dentes, os últimos molares de cada lado da arcada. São os últimos dentes a nascer, normalmente entre os 16 e 20 anos de idade, e por esse motivo são popularmente conhecidos como “dentes do juízo”. Com o aparecimento dos dentes do siso, vêm com eles muitos problemas: geralmente, nessa idade, todos os outros dentes já estão acomodados na boca e, assim, não há espaço suficiente para eles. Eles podem ficar presos no interior da gengiva e da parte óssea, podendo causar inchaço, dores e inflamações. Também é possível que eles erupcionem e empurrem os outros dentes, deslocando-os e causando outros problemas. Os dentes do siso que aparecem apenas parcialmente ou nascem mal posicionados também podem causar apinhamento e outros problemas.

     DENTES CURTOS 

    Os dentes curtos podem significar que o paciente range os dentes à noite. Neste caso há um desgaste dos dentes deixando-os curtos e sendo necessário o uso de uma placa de bruxismo. Em alguns casos é necessário recuperar este espaço perdido, devolvendo ao dente seu tamanho natural. Em outros casos o dente é curto pois existe um excesso de tecido gengival, se incomodar muito o paciente existe uma cirurgia de Gengivoplastia que resolve a situação.

     ENDODONTIA 

     

    Essa especialidade normalmente é conhecida por tratamento de canal.

    Endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo e tratamento da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem. Em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentário, trauma ortodôntico, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas, o tratamento endodôntico (ou o tratamento de canal) está indicado, visando a manutenção do dente na cavidade bucal, e a saúde dos tecidos periapicais.

     ORTODONTIA 


    A Ortodontia é a especialidade da Odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da oclusão, ou seja, disfunções dento-faciais. Existem vários tratamentos, desde os mais simples até os mais complexos, passando por aparelhos móveis até aparelhos fixos.

     IMPLANTODONTIA 

     

    É muito importante ter uma boa mastigação, ter dentes bonitos, poder sorrir, falar cantar , ir a um jantar e não correr o risco da prótese se soltar. Todo mundo quer dentes fixos. Para isso inventaram os dentes fixos implantados.

    Os implantes são de titânio, eles se aderem à parte óssea. Não se pode afirmar que vão durar para sempre. As próteses colocadas sobre eles podem ser fixas ou removíveis. Mesmo sendo removíveis , tem um ótimo encaixe de precisão.

    É necessário manutenção anual das próteses,sendo que em alguns casos se faz necessário a troca de alguns componentes. Alguns dentes tem que ser trocados por desgaste, dependendo do tipo de uso e mastigação do paciente.

     PERIODONTIA 


    É a especialidade mais importante da Odontologia. Ela cuida dos tecidos ao redor dos dentes: gengivas, osso, ligamentos.

    É a especialidade responsável por manter os dentes na cavidade bucal, trata de sangramentos, mau hálito, dentes com mobilidade, retrações gengivais , sensibilidades, etc.

    bottom of page